quarta-feira, 29 de junho de 2011

Caos urbano

Pra quem não sabe, sou de Novo Hamburgo/RS, praticamente a última cidade da região metropolitana de Porto Alegre e hoje eu precisei ir pra capital. Vou muito raramente pra lá e hoje era dia de jogo do Grêmio e fui bem no horário do pico. A BR-116 está precisando URGENTEMENTE de uma terceira (ou até quarta já) faixa em toda sua extensão, porque a cada entrada de rua lateral que tem, tranca tudo! Uma ida pra lá que giraria em torno de 40 minutos de fluxo normal, demorou 1:30hrs! Eu reclamo sim, porque não pego isso todo dia e imagino quem pega! OK, estão fazendo uma nova rodovia que vai aliar esse tráfego. Chegando em Porto Alegre, se tu não sabe EXATAMENTE como ir pro local que tu queres ir, esqueça: tu não saberas chegar ao local! Rua sem sinalizações claras, milhões de placas amontoadas, ruas sem nome. Graças a minha pesquisa antes de ir, fiz um mapinha e achei tranquilamente. Na volta, fiquei perdido: placas que informavam "Zona Sul a direita, Zona norte a esquerda". Porra! Eu não sou de Porto Alegre, como vou saber pra que lado é a saída de Porto Alegre? Daí tu avança 4 quadras não tem mais sinalização nenhuma!

Porto Alegre vai sediar a Copa. Quero ver um estrangeiro ou alguém que NUNCA foi pra lá se achar naquela muvuca e depois voltar. Se não melhorarem tudo isso, por parte do RS já, a Copa vai ser um fiasco!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Show da Voraz

Galera! Vai rolar o primeiro show da minha banda, a Voraz, com a formação nova! Se liguem aí:

Quando?
17/07 (Domingo)

Onde? Longplay | Porto Alegre/RS
Como podem ir? Faremos van que sairá de Novo Hamburgo/RS
E quanto custará? Ingresso + van = R$15,00
Que horas a van sai de NH? Em torno das 13hrs

Postarei mais informações em breve aqui!

domingo, 12 de junho de 2011

Entrevista com o Eduardo Kalsing da Banda Voraz

Entrevista com o vocalista da Banda Voraz, Eduardo Kalsing, de Novo Hamburgo - RS. Um pouco para quem quer conhecer um pouco dessa nova banda do sul que estão lutando pelo seu espaço no mundo da música, abaixo então segue a entrevista:



- Como vocês se conheceram?
Eu, Eduardo, conhecia o Kennio e o Alex (baterista da antiga formação) de uma banda que tivemos em 2005. Depois seguimos caminhos diferentes, porém, passado um tempo voltou a vontade de tocarmos juntos denovo. Aí surgiu a idéia da Voraz. Posteriormente a gente buscou um baixista, que tava no nosso vínculo de amizades. Atualmente, a Voraz vai começar a se reestruturar e em breve nos teremos novidades sobre os novos integrantes.

- Como vocês enxergam o sucesso?
A gente vê o sucesso como um objetivo a ser perseguido, porém, acreditamos que ele vem com muito esforço e dedicação. Ele é só um dos passos da trajetória que estamos trilhando e com certeza, pretendemos alcançá-lo.

- Por que o nome Voraz?
O nome Voraz foi idéia do antigo baterista Alex, que gosta muito de RPM e ao ouvir "Alvorada Voraz", pensou em dar esse nome pra banda.
Curtimos a idéia e ficou Voraz.

- Quantas formações existiu até a formação atual?
A primeira foi com Eduardo, Kennio, Alex e Lucas. Depois saiu o Lucas e entrou o Tai. Agora saíram o Tai e o Alex e estamos em fase de reestruturação.

- Como é feita a escolha do repertório para os shows?
A gente busca escolher músicas que agradem tanto a nós, quanto ao público. Preferimos nos dedicar as canções próprias do que covers, porém sempre rola um cover de Foo Fighters, Oasis, aqui e ali. hehe

- Como é a busca da inspiração para compor/escrever novas músicas? Compõem em grupo?
Nessa parada a gente tenta fazer um diferencial. A gente busca sempre falar de coisas que realmente acontecem com a gente. Buscamos sempre falar o que pensamos, pode ser tanto de amor, quanto de guerra. Eu acho que quando é de coração, sai tudo mais fácil e muito mais sincero. A gente compõe normalmente cada um a sua música. Eu tenho uma linha de composição diferente do nosso guitarrista Kennio. Normalmente as minhas letras/melodias são mais "deprê" e as do Kennio são mais "pra cima", com letras que falam de superação e entrega aos sonhos.

- Qual a expectativa de vocês com a banda?
A gente espera com essa nova formação que vem por aí, conquistar cada vez mais fãs da banda, que curtam de verdade nossas músicas. Temos expectativas de lançar, talvez ainda esse ano, um EP e buscar outras regiões do estado do RS pra fazermos shows. O que mais nos deixa feliz é ver nosso show com uma galera que curta o que a gente faz e esteja cantando conosco nossas músicas.

- Qual o público alvo que procuram atingir principalmente?
A gente procura atingir tanto a galera mais nova, quanto a mais velha. Acho que não existe idade pra quem quer ir em nossos shows, porque as letras falam de coisas que acontecem tanto pra galera de 14, 15 anos, quanto pro pessoal de 20, 21. Como falei antes, o mais importante pra nós, não é um sucesso momentâneo, mas sim ter um público que goste realmente de nós, de nossas músicas e nossas idéias.

- O que pensam sobre o rock atual, o chamado 'Happy Rock'?
Ah... que vou dizer? hehe É uma onda nova, só que dessa vez um pouco mais "estranha" que as anteriores. A galera tá cada mais preocupada com as roupas, o estilo de se vestir, do que a música realmente. É como diz a letra da banda Elton: "Não existe roupa pra completar você". Tive uma época que achava um saco esse tipo de som, mas hoje vejo que é uma moda passageira e que graças a Deus, tá passando MUITO rápido! Acredito que dias melhores voltarão! hehe

- Que mensagem poderiam deixar para os fãs?
Primeiro a gente quer agradecer muito à nossa entrevistadora aí, a Gabi (@likeamonday), por estar fazendo essa entrevista com a gente. Queremos agradecer a galera que SEMPRE tá com a gente (não vou citar nomes, vocês sabem que são) indo nos shows, baixando, divulgando. E quero dizer pra vocês também que logo logo a gente vai estar apresentando pra vocês nossos novos integrantes e provavelmente estaremos gravando nossa próxima música "Aonde Você Quer Chegar?" em breve! Pra que não nos conhece ainda, pode acessar os links abaixo e divulgar pra seus amigos! Nos sigam no Twitter galera! hehe Muito obrigado a TODOS vocês!

Links -
Myspace - http://www.myspace.com/vorazrock
SoundCloud - http://www.soundcloud.com/bandavoraz
Twitter - http://www.twitter.com/bandavoraz
Youtube - http://www.youtube.com/bandavoraz

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Entrevista com Teco Martins, da Rancore



E aí galera leitora do vosso humilde "Fagulha no Palheiro". Tempo que não posto uma entrevista com bandas aqui e hoje a entrevista que vai rolar é com o vocalista da banda que considero a melhor do atual cenário Rock brasileiro.
Com vocês, Teco Martins, da banda Rancore.

1 - Conte-nos um breve histórico da Rancore, quando começou, onde surgiu, quais os atuais integrantes...

Teco - O Rancore começou na época de escola, oitava série, em 2001. Surgiu na Aldeia da Serra, um povoado perto de SP. Os atuais integrantes são eu (Teco) no vocal, Candinho e Gulão nas guitarras, Caggegi no baixo e Ale Iafelice na bateria.

2 - A Rancore acaba de lançar seu terceiro álbum, o "Seiva" e dessa vez pela grande gravadora Deck, que traz outras grandes bandas do Brasil como Pitty e Dead Fish.
O que muda na Rancore com essa mudança?

Teco -
Haha sei lá... a vontade de tocar tá mais forte do que nunca e agora temos novos parceiros correndo com a gente né?

3 - Quais são as inspirações/influências pra tamanha "loucura" nas letras e melodias? Vejo vocês como um diferencial no atual cenário musical brasileiro e penso "Porra, como conseguem fazer letras como Respeito é a Lei, Liberta...". Tu acha que o mainstream está acabando com a boa música no Brasil?

Teco -
As inspirações são nossas vidas mesmo. Aprendizados, experiências... eu acho que o mainstream não ta acabando com boa musica não, cada um é dono de seu destino!



4 - A expectativa em cima do lançamento desse novo álbum, está sendo superada? Quais tem sido os comentários que tu tem escutado sobre ele?

Teco - Poxa na real a gente sempre quer evoluir, quer algo mais né? Agora que nossa agenda tá comecando a encher pra valer, tudo que eu quero é viver em turnê por um bom tempo e espero que esse disco propicie isso pra gente e acho que vai sim! Os comentários são os mais variados, cada um diz uma coisa: tem quem ame, quem rejeite, quem idolatre, quem repudie, que acha mais ou menos, quem acha brega, quem acha inovador, tem de tudo nesse planeta né? Cada pessoa e um universo! Haha! Eu acho muito louco!


5 - Há poucos dias foi lançado o clipe de "Jeito Livre". Onde foi gravado esse clipe e qual a idéia dele?

Teco - Foi gravado em um sítio perto de SP do Zé Gonzales, ex-DJ do Planet Hemp. A idéia é misturar os elementos da natureza mesmo e mostrar a banda tocando em diferentes visuais. Jeito Livre!

6 - "Liberta" é meu álbum preferido da Rancore. Qual tu considera o melhor álbum e a melhor música?

Teco - Eu curto mais o Seiva, mas a melhor musica talvez seja "Respeito é a Lei", mas isso e algo meu que provavelmente mudará em breve. "5:20" e "A Ponte" são fortes candidatas a este posto!


7 - Há anos atrás nosso país dava espaço para bandas/músicos como Legião Urbana, Cazuza, Engenheiros do Hawaii, entre outras, que falavam o que pensavam, sobre política, problemas sociais, relacionamentos, de uma forma muito ampla. Tu acha que essa perda de espaço para bandas que não se preocupam somente em crescer, que procuram realmente passar uma mensagem, é um boicote da mídia/governo para manter o povo realmente sem se preocupar com o que acontece no "escuro" do nosso país?

Teco - Acho possível... É impressionante como o governo investe tanto dinheiro em estádios de futebol, mas sempre corta verba da educaçãoo. Um povo ignorante é um povo inofensivo e facilmente maleavel! O Brasil é um pais com muito imposto e a gente paga imposto muitas vezes sem saber, e esse imposto vai pra onde? Pra ferrari do corrupto, pra festa cheia de puta e cocaína do filho do deputado e enquanto isso o povo tá fodido, mas acreditando que a vitória do Flamengo ou o final da novela é o que realmente importa! Eduque-se!

8 - Como tu vê esse atual cenário? Que bandas tu indicaria pra galera leitora do blog que seguem ideais parecidos com os da Rancore?

Teco - Bandas que são totalmente diferentes, mas que fazem um trabalho honesto, de coração, atualmente: Dead Fish, Forfun, Sugar Kane e R.Sigma.

9 - Tu tens também um projeto solo. Ele siga linha parecida com a Rancore, ou são outros estilos de composição e outras influências?

Teco - totalmente diferente, voz e violao apenas!

10 - A música pra ti é...?

Teco - O que faz a vida valer a pena. Uma das melhores formas de realmente nos conectarmos com o outro.

11 - Cara, tenho muita vontade de ir no show de vocês, mas desde que comecei a seguir a banda, não vi shows no RS. Há chance de ocorrerem LOGO por aqui?

Teco - Sim! 4/09 | Porto Alegre, RS.

12 - Manda aí então um recado pra galera do leitora do blog e também uma dica pra quem tá envolvido com a música, mas as vezes pensa em desistir!

Teco - Sigam o coração de vocês e aproveitem! A vida é uma só e passa rápido! É triste falhar, mais triste ainda é nao tentar vencer!

Links -
Site Oficial:
http://www.rancore.com.br
Myspace: http://www.myspace.com/rancore
Facebook: http://www.facebook.com/bandarancore
Twitter: http://www.twitter.com/rancore
Fotolog: http://www.fotolog.com.br/rancore
Vejam o clipe oficial de "Jeito Livre": http://www.youtube.com/watch?v=i2ie14zHNsc
Canal Rancore no Youtube: http://www.youtube.com/bandarancore



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os reais motivos da música

Música é liberdade, o remédio da alma. Te fortalece, mas te entristece também. Não importa o estilo, mas ela tem que mexer contigo, te fazer sentir. Pensem antes de idolatrar. Podem estar dando ênfase a quem não merece, por simplesmente não falar nada em suas músicas.